A Rede de Orçamento do Estado do Rio de Janeiro - REDOR é uma iniciativa do órgão central de orçamento do Estado, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, criada pelo Decreto nº 46.883 de 19 de dezembro de 2019. Reformulada com publicação do Decreto nº 48.413/2023, a REDOR reúne o conjunto de servidores que desempenham funções de orçamento nos órgãos do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro promovendo a articulação dos órgãos e entidades setoriais e o órgão central na tarefa de elaboração das propostas e execução orçamentárias e assim promover a comunicação para a padronização dos procedimentos relativos aos processos orçamentários; estimular a troca de experiências entre os órgãos e entidades e divulgar as melhores práticas orçamentárias.
Além de reformular aspectos relacionados com as atribuições das redes, o Decreto nº 48.413/2023 criou as Assessorias Setoriais de Planejamento e Orçamento - ASPLOs e reestruturou o Sistema de Planejamento e Orçamento - SPO. As ASPLOS são responsáveis por conduzir, nos órgãos da Administração Direta, os processos orçamentários em coordenação com as diretrizes estabelecidas pelo órgão central, incluindo a elaboração, o monitoramento, a avaliação, e a revisão dos instrumentos de orçamento.
O SPO, que consiste no conjunto de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, seus sistemas informatizados, processos, pessoas e recursos de toda natureza, interligados e interdependentes, relacionados com as atividades de planejamento e de orçamento, constitui-se em três unidades:
O órgão central do orçamento público estadual é a SEPLAG, representada pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento - SUBPLO que por sua vez atua por meio da Subsecretaria Adjunta de Orçamento - SUBAORC.
Cabe observar que as unidades da Administração Indireta poderão, conforme sua discricionariedade, criar ASPLOS em suas estruturas organizacionais.
A REDOR utiliza os meios de comunicação necessários para interconectar todos os servidores com o objetivo de captar e disseminar dados e informações orçamentários; difundir normas e procedimentos obrigatórios na realização dos processos de trabalho e operacionalização de sistemas e também para divulgar eventos, capacitações e materiais que contribuam na realização das tarefas.